Black Friday Prolongada⚡última oprtunidade para poupar até 80%!

×
Como limpar os óculos?

A limpeza dos óculos é inevitável para qualquer pessoa que os use. Ainda que seja aconselhável guardar os óculos num estojo quando não estão a ser utilizados, os óculos ficam expostos a poeiras e outras partículas quando estão no rosto. É uma tarefa pequena, mas complexa, que implica um tratamento minucioso. Há que evitar algumas práticas incorretas. Limpar os óculos todos os dias é imprescindível para manter as lentes e a visão nítidas.

O que deve ser retirado dos óculos?

Os óculos podem apresentar sujidade, óleo, manchas, impressões digitais, etc. É necessário eliminar todas estas impurezas diariamente. Fazê-lo todos os dias é a única maneira de evitar a sua acumulação a longo prazo.

Método correto para limpar os óculos

Passo 1: Lavar os óculos com água morna

Este processo permite remover a maior parte das partículas de sujidade e óleo da superfície das lentes. Quando se trabalha num ambiente com muito pó ao ar livre, estas partículas acumulam-se facilmente nas lentes. Ao enxaguar os óculos desta forma, está a minimizar a abrasão e os riscos.

Passo 2: Mergulhar os óculos em sabão

Após o primeiro passo, é possível que alguns resíduos de óleo ou gordura ainda permaneçam nas lentes. Deve sempre utilizar detergente da loiça ou um sabão suave para as mãos a fim de proceder a uma limpeza posterior das lentes. Mergulhe os óculos num recipiente cheio de água morna e espuma proveniente de um detergente da loiça suave ou de um sabonete suave para as mãos. Recomendamos agitar os óculos ao longo do recipiente.

Passo 3: Enxaguar os óculos com água da torneira

Este passo consiste em lavar os óculos com água da torneira para remover o líquido ensaboado. É importante virar os óculos para que ambos os lados das lentes fiquem lavados. Garanta que não sobra líquido de limpeza.

Passo 4: Secar com um pano húmido

É importante salientar que o pano deve ser dobrado e passar nos dois lados da lente ao mesmo tempo. Use o polegar, o indicador e o dedo médio para deslocar o pano da esquerda para a direita em movimentos lentos. Deverá exercer alguma força sobre a lente.

Passo 5: Verificar se existem manchas difíceis ou restos de detergente

Após secar completamente os óculos, o último passo é garantir que não ficaram manchas ou bocados de detergente. Depois, os óculos podem voltar a ser colocados no rosto ou no estojo.

Práticas incorrectas

a.   Nunca utilize um pano seco para esfregar as lentes. Há quem recorra incorretamente à ponta de uma camisola para limpar os óculos. As fibras abrasivas das roupas podem riscar as lentes.

b.  Os lenços de papel também devem ser evitados ao tentar secar as lentes, uma vez que as fibras de madeira podem danificá-las.

c.   Evite água quente quando a armação é de plástico.

d.   Não use soluções químicas desconhecidas para enxaguar ou embeber os óculos. Recomendamos a utilização de água com sabão caseiro ou produtos de limpeza profissionais para óculos.